DOENÇAS DA COLUNA

Cifose

As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, que podem sofrer deformações devido à má postura, gerando a hipercifose, uma patologia considerada típica da adolescência e de pessoas introspectivas. Isso ocorre porque a postura incorreta causa uma curvatura acentuada na coluna, deixando o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado.

O indivíduo com hipercifose possui um arqueamento das costas, que surge gradativamente, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. A hipercifose torna os músculos da região torácica fortes e curtos, o que ocasiona o surgimento da corcunda.



 
Avaliamos a cifose através de uma medida chamada de  Cobb no Raiox Panorâmico da Coluna. Essa medida varia de 30 a 50 graus. Ela também pode ser observada em uma visão lateral do paciente.
Exitem 3 situações em podemos observar uma aumento da cifose:
Cifose Postural, Cifose de Schwuermann e Cifose Pós traumática.
 
Cifose Postural
É observada em adolescentes que aparentam uma curvatura excessiva na região diorsal. Porém não mostram no Raiox nenhum alteração e o ângulode Cobb mennor que 50 graus.
O origem é postural e o tratamento com reforço da musculatura paravertebral e tronco é o tratamento.
 
Cifode de Schwuermann
Além do aspecto clínico o Raiox mostra uma angulação de 5 graus em pelo menos 3 vertebras.
O tratamento depende da idade do paciente e tamanho da curva.
Curva menor que 50 graus se observa.
Curva entre 50 a 70 graus está indicado uso do colete em pacientes que apresentam potencial de crescimento.
Curva acima de 70 graus está indicado tratamento cirurgico.
 
Cifose Pós traumática
Pacientes que sofreram trauma (fratura) em vertebras, principalmente na região de transição da coluna toracolombar, podem por algum motivo (falha no tratamento, fratura negligenciada, entre outros) desenvolver uma cifose patológica.
Geralmente é necessário refazer o alinhamento para mantermos nosso equilíbrio normal.