TRATAMENTOS

Bloqueio Facetário


Como parte de seu tratamento na VERTEBRAL RS, seu médico realizará um BLOQUEIO ANESTÉSICO DAS FACETAS ARTICULARES. 

As facetas são responsáveis pelo movimento da coluna, unindo uma vértebra a outra.

O objetivo deste procedimento é retirar a dor proveniente de uma ou mais facetas articulares da coluna, ajudando a determinar a causa da sua dor, pricnipalmente se você já foi submetido à reabilitação fisioterápica e manejo com antiinflamatórios, sem sucesso.

Pode ser necessário mais de um bloqueio para determinar com precisão qual a ORIGEM DA DOR.

Esta injeção consiste de uma solução de anestésico local associado a um antiinflamatório. O alívio da dor devido ao anestésico dura de 1 a 6 horas,e o antiinflamatório tem sua ação máxima no segundo ou terceiro dia após a infiltração. Como este procedimento pode ser utilizado para diagnosticar o seu problema, é importante anotar o alívio da dor assim com a duração deste alívio, para discussão posterior com seu médico.

Preparação para Bloqueio Facetário

Evite refeições pesadas antes do procedimento.

Suspenda as medicações analgésicas antes do bloqueio para que o efeito da infiltração seja observado adequadamente.
Se você é mulher em idade fértil, tenha certeza de que você não está grávida antes do procedimento.
Tome suas medicações habituais para outros problemas (pressão, diabetes, colesterol) normalmente.

O que acontece durante o bloqueio da Faceta Articular?

Para um procedimento envolvendo a região lombar e as pernas, você será posicionado sob o aparelho intensificador deitado sobre seu abdomen, se o problema for cervical, você deitará sobre as costas.

Após anestesiar a pele, uma agulha fina é posicionada, com auxílio de imagens através do intensificador de imagens até as proximidades da faceta articular a ser examinada. Uma pequena quantidade de contraste é injetada, para confirmar a posição da agulha, seguida da solução de medicamentos. Geralmente este procedimento é realizado em mais de um local (mais de uma injeção).

Após um período de observação de 20-30 minutos, na sala de recuperação, você poderá voltar para casa. Recomendamos que você tenha algum acompanhante, caso haja sintomas com dor local, tontura, ou fraqueza na perna, em decorrência do anestésico.

Após a infiltração, você poderá aplicar gelo sobre o local infiltrado, para aliviar o desconforto da injeção