Discectomia Endoscópica

discectomia20endoscopica201-7728497 discectomia20endoscopica202-3074646

A cirurgia de hérnia de disco através da utilização da endoscopia vem crescendo e se tornando uma realidade em nosso meio. Este tipo de cirurgia entra como principal procedimento minimamente invasivo no tratamento das hérnias discais tanto cervicais como lombares.

endoscopia3

endoscopia2

A discectomia endoscópica tem como principais vantagens: Uma diminuta incisão na pele, técnica praticamente atraumática e rápida recuperação. Pode ser feita com o paciente acordado apenas com sedação e em regime de hospital dia.  Tem como principais desvantagens: A longa curva de aprendizado do cirurgião e o auto custo associado ao material utilizado.

Esta indicada para casos de protusão discal ou extrusão discal com compressão de raízes lombares em qualquer região do disco ( central, póstero-lateral, foraminal ou extra-foraminal). Dependendo da habilidade do cirurgião é possível até a retirada de fragmentos de disco migrados.

Os acessos possíveis para realização desta técnica são o acesso foraminal como demostrado na figura 1, em que toda a abordagem é realizada toda através do formem intervertebral  e a técnica interlaminar em que a abordagem toda é realizada através de um acesso posterior entre as lâminas como demonstrado na figura 2.

Os resultados cirúrgicos dependem da habilidade do cirurgião e para cirurgiões habilidosos chegam a ser semelhantes a técnica convencional (microdiscectomia) com a vantagem do curto tempo de recuperação, menor tempo de internação e diminuta cicatriz.

disc_end_01-8597268

Figura 1: Esquema de acesso foraminal para cirurgia endoscópica.

disc_end_02-5540975Figura 2: Esquema de acesso interlaminar para cirurgia endoscópica

endoscopia1

Agendar
1
Precisa de ajuda?
Olá, clique abaixo para agendar sua consulta.
Powered by