Vertebroplastia e Cifoplastia

A vertebroplastia e a cifoplastia são técnicas percutâneas de tratamento de fraturas da coluna vertebral por compressão em pacientes osteoporóticos. Porém essas mesmas técnicas pode ser usadas para o tratamento de fraturas patológicas (causadas por tumor) em pacientes com metástases.

A vertebroplastia é uma técnica mais antiga onde há a introdução do cimento ortopédico  menos viscoso com maior pressão, geralmente nos dois terços.

vert_01-3894071

Figura 1: Fratura de coluna lombar submetida a vertebroplastia ( em preto cimento ortopédico).

A cifoplastia por sua vez é uma técnica mais moderna onde primeiramente é introduzido um balão de ar (técnica mais clássica) que aumenta o espaço dentro do corpo vertebral muitas vezes corrigindo a deformidade causada pela fratura e depois esse balão é retirado para em seguida introduzir o cimento ortopédico. (Figura 2)

vert_02-5334700

Figura 2: A- Vértebra Fraturada, B-Introdução do Balão, C-Insuflado Balão, D-Cavidade Criada e Retirada do Balão.
Nesta técnica o cimento é introduzido com baixa pressão o que previne  estravasamento do mesmo para locais indesejados. (Figura 3)

vert_03-2118178

Figura 3: Vértebra Fraturada ( a esquerda) e Correção de sua Altura após a Cifoplastia ( a direita ).
O principal risco relacionado a estas duas técnicas cirúrgicas como foi dito acima é o extravasamento de cimento ortopédico para locais indesejados. A migração do cimento pode levar a quadros de embolia pulmonar e lesões neurológicas muitas vezes irreverssíveis.
Agendar
1
Precisa de ajuda?
Olá, clique abaixo para agendar sua consulta.
Powered by