INDICAÇÃO
O sistema Nucleotome® usa uma aparelho de aspiração automática conectado por canos de plástico finos a uma sonda especializada. Por meio de uma punção uma cânula oca (2.5mm de diâmetro) é colocada na parte de fora do disco (ânulo), depois por dentro da cânula se introduz a sonda e a ponta se progride até ser posicionada dentro do disco (no núcleo). Todo procedimento é feito guiado pela imagem do raio X. Esta ponta é romba e tem uma abertura lateral capaz de aspirar e cortar os pedaços do disco quando o sistema é fechado e o aparelho ligado. O Aparelho cria ciclos de vácuos, que duram frações de segundos, neste momento o pedaço do disco próximo a abertura é aspirado e depois cortado pela ponta da sonda especializada, em seguida um fluxo de liquido (soro fisiológico) que irriga o sistema de forma continua move os pedaços do núcleo discal no sentido da ponta para o coletor que fica no aparelho. Neste fluxo o liquido é impulsionado do aparelho para o disco e do disco retorna para o coletor no aparelho, assim promove-se a remoção dos pedaços núcleo pulposo que causam o efeito compressivo sobre a raiz nervosa.
POSICIONAMENTO DA PONTA E MECANISMO DE CORTE DO DISCO
A nucleotomia automatizada com Nucleotome é feita com anestesia local, o paciente fica acordado ou com sedação leve, deitado para de costas pra cima, na técnica uma punção discal com agulha fina guiada pela imagem do raio X serve para se colocar uma sonda especializada dentro do disco, até o núcleo.
A ponta da sonda é conectada a uma maquina de aspiração, que cicla aspirando pedaços do núcleo, com uma pequena lâmina que se move dentro da ponta é capaz de cortar os pequenos pedaços, que em seguida são aspirados e coletados em um recipiente da máquina, para se saber o quanto de massa do disco e da hérnia foi retirado, a cada momento, a aspiração pode durar de 8 a 12 minutos, o circuito é completamente fechado e estéril