Discectomia Percutanea

discectomia-percutanea-2

INDICAÇÃO

Pacientes com protrusão discal e dor radicular, ou seja, a dor provocada pelo compressão ou pinçamento de uma raiz nervosa que segue exatamente o trajeto do nervo daquele nível da coluna podem ser tratados com este tipo de discectomia percutânea: a Nucleotomia Automatizada ou Nucleotome, desta forma pacientes com hérnias de disco lombar, cervical e dorsal, principalmente aquelas hérnias grandes contidas (protrusão) ou hérnias extrusas menores, podem ter muito benefício com este tratamento minimamente invasivo.
discectomia20percutanea201-4674437 discectomia20percutanea202-9304130

 

COMO FUNCIONA

O sistema Nucleotome® usa uma aparelho de aspiração automática conectado por canos de plástico finos a uma sonda especializada. Por meio de uma punção uma cânula oca (2.5mm de diâmetro) é colocada na parte de fora do disco (ânulo), depois por dentro da cânula se introduz a sonda e a ponta se progride até ser posicionada dentro do disco (no núcleo). Todo procedimento é feito guiado pela imagem do raio X. Esta ponta é romba e tem uma abertura lateral capaz de aspirar e cortar os pedaços do disco quando o sistema é fechado e o aparelho ligado. O Aparelho cria ciclos de vácuos, que duram frações de segundos, neste momento o pedaço do disco próximo a abertura é aspirado e depois cortado pela ponta da sonda especializada, em seguida um fluxo de liquido (soro fisiológico) que irriga o sistema de forma continua move os pedaços do núcleo discal no sentido da ponta para o coletor que fica no aparelho. Neste fluxo o liquido é impulsionado do aparelho para o disco e do disco retorna para o coletor no aparelho, assim promove-se a remoção dos pedaços núcleo pulposo que causam o efeito compressivo sobre a raiz nervosa.

disc_percut_01-8951894


POSICIONAMENTO DA PONTA E MECANISMO DE CORTE DO DISCO
disc_percurt_02-8362469
disc_percut_04-5367262

O PROCEDIMENTO

A nucleotomia automatizada com Nucleotome é feita com anestesia local, o paciente fica acordado ou com sedação leve, deitado para de costas pra cima, na técnica uma punção discal com agulha fina guiada pela imagem do raio X serve para se colocar uma sonda especializada dentro do disco, até o núcleo.

discectomia-percutanea-3

A ponta da sonda é conectada a uma maquina de aspiração, que cicla aspirando pedaços do núcleo, com uma pequena lâmina que se move dentro da ponta é capaz de cortar os pequenos pedaços, que em seguida são aspirados e coletados em um recipiente da máquina, para se saber o quanto de massa do disco e da hérnia foi retirado, a cada momento, a aspiração pode durar de 8 a 12 minutos, o circuito é completamente fechado e estéril

disc_percut_03-4137313

RESULTADO
Os pacientes podem obter o resultado imediato com melhora da dor e da compressão causada pela protrusão discal. O procedimento pode ser realizado em qualquer nível da coluna: na lombar, cervical e dorsal. A maior experiência é na hérnia de disco lombar. O paciente pode utilizar analgésicos e fazer reabilitação da coluna para garantir o resultado por tempo prolongado. O Nucleotome® não produz calor dando assim segurança e conforto ao paciente. O material do núcleo do disco é coletado o que permite exame laboratorial quando necessário