Denervação por Radiofrequencia

denervacao20radiofrequencia201-2312087 denervacao20radiofrequencia202-7417842

Caso haja confirmação, através de bloqueios facetários, de que sua dor é proveniente da faceta articular, uma opção de tratamento não-cirúrgico é a denervação por radiofrequência. Neste tratamento, um pequeno nervo chamado de RAMO MEDIAL, responsável pela sensação de dor originada na coluna, é “desligado” com auxílio de um aparelho GERADOR DE RADIOFREQUENCIA.

Preparação para denervação por Radiofrequência

• Você deve estar em jejum a partir da meia-noite, antes do procedimento.

• Se você é mulher em idade fértil, tenha certeza de que você não está grávida antes do procedimento.
• Tome suas medicações habituais para outros problemas (pressão, diabetes, colesterol) normalmente.

O que acontece durante a denervação.Para um procedimento envolvendo a região lombar e as pernas, você será posicionado sob o aparelho intensificador deitado sobre seu abdomen, se o problema for cervical, você deitará sobre as costas.

Após a anesteia da pele, uma agulha fina é posicionada, com auxílio de imagens através do intensificador de imagens até as proximidades do nervo a ser examinado.

Este procedimento leve cerca de 30 minutos, e é realizado com auxílo de sedação anestésica, para seu maior conforto. Após anestesia da pele, um eletrodo é introduzido até as proximidades do ramo medial, geralmente em mais de um ponto na coluna. Este eletrodo é conectado ao gerador de radiofrequencia, que desativa o nervo em questão.

Após um período de observação de 20-30 minutos, na sala de recuperação, você poderá voltar para casa. Recomendamos que você tenha algum acompanhante, caso haja sintomas com dor local, tontura, ou fraqueza na perna, em decorrência do anestésico.

Após a infiltração, você poderá aplicar gelo sobre o local infiltrado, para aliviar o desconforto da injeção.